sexta-feira, 3 de julho de 2009

1/64 - Carretera Made In Brazil - ESDECO



As vezes nos deparamos com algumas boas surpresas. Essa miniatura em metal da foto é de uma carretera (carro antigo, com chassi reforçado e motor potente) que fazia sucesso nas pistas brasileiras na década de 60. O que chamou a minha atenção é que no chassis está gravado "P.Z.F Manaus Ind. Bras", mas não traz o fabricante. Depois de uma pesquisa verifiquei que se trata de um modelo produzido pela ESDECO. Não tenho mais referências desse fabricante, mas provavelmente é da década de 70. Apesar do estado em que se encontra, valeu a pena adquiri-la principalmente por se tratar de uma miniatura produzida no Brasil. Se alguém souber de mais informações da mini ou do fabricante, por favor deixar os seus comentários.

3 comentários:

Unknown disse...

Olá, eu tenho um Ford 36 coupe 1:64 da Esdeco, exatamente é da década de 70, e está o logo da Esdeco no chassis de fabricação brasileira, ele abre a tampa do banco da sogra(porta malas)
Abraços
Ezio

Unknown disse...

Até que enfim encontrei mais alguem que tenha carros da esdeco, eu possuo 2 corvettes, 1 lola gt, 1 galaxie 500, 1 chevelle e todos trazem na parte inferior a inscrição esdeco brasil e logo SUPERVELOZ, por hora é tudo que sei, pois estas minis encontrei na banca de um camelô no centro de sampa a cerca de uns 8 anos atrás de lá pra cá não soube mais nada até encontrar sua foto na net, se souber de mais alguma coisa a respeito da fábrica por gentileza me envie meu e-mail é marcoswillys@gmail.com, em tempo adorei a sua carretera!!!

Mundo Matchbox disse...

Na Verdade o modelo em questão não é Ford 36 e sim Chevy 35 que ja foi fabricado pela Zee Toys de Hong Kong, hoje Zylmex. A Esdeco era uma empresa de brinquedos Argentina conhecida no mercado como MUKY. Por volta dos anos de 1960 essa empresa fabricava na Argentina várias miniaturas sem licença incluindo as da Zee Toys. Na década de 70, a Imbrima adquiriu a licença para fabricar alguns modelos da Esdeco Argentina no Brasil.