Eu fui nesse Sábado nesse evento para comemorar os 40 anos da marca. Passei duas horas e fiquei com impressão que o Brasil ainda não tem mercado para miniaturas destinadas aos colecionadores, apesar do desejo de alguns. O mercado da Mattel por aqui é mesmo a linha de brinquedos. Segue o que vi (ponto de vista de visitante) nessa "Convenção":
Pontos Positivos
Pontos Positivos
- Local: fácil acesso e com boa infra-estrutura
- Acesso gratuito: se fosse pago, o público seria menor
- Apoio: monitores para crianças, segurança, DJ
Pontos Negativos
Pontos Negativos
- Colecionadores: havia espaço para 100 colecionadores. Mais da metade desse local para colecionadores estava vazia. A outra parte estava concentrada em um lado com corredores muito estreitos. Faltou organização para distribuir os colecionadores.
- Sessão de autógrafos: comum em toda convenção dos EUA, não houve aqui, apesar da presença do design da Hot Wheels (Alec Tam) que participou apenas de uma festa reservada para convidados e foi embora na quinta-feira.
- Venda de miniaturas do evento: Miniatura até foi “feita” (Amazoom em um case de acrílico), mas foi distribuída somente aos expositores. Normalmente em convenção existe uma janela onde são vendidas a quem estiver interessado.
- Exposição com a história da Marca: bem fraca com pouca gente interessada, apesar das “raridades”.
- Público: a estrutura estava armada para garantir a presença de 2000 visitantes a cada duas horas. Não sei quantos visitaram, mas deve ter passado muito longe da previsão. Deveria atrair mais público devido a data (véspera do dia das crianças).
- Colecionadores 2: havia nesse evento membros de diversos clubes de colecionadores, fóruns, etc. Era uma oportunidade para deixar as desavenças de lado e demonstrar juntos para a Mattel o potencial do mercado, mas o que se viu é que não houve esforço conjunto desses grupos.
Talvez se o formato do evento fosse outro, como por exemplo, exposição em um Shopping teria atraído bem mais pessoas e divulgado a marca. Nessa "Convenção" foi lançada a série Designers Challenge que está disponível nas lojas a R$ 14,99. Como não está atrelada a filme ou evento paralelo e pelo preço, dificilmente será sucesso. Resumindo, pela amostra dessa "Convenção" eu não acredito que a Mattel traga miniaturas mais elaboradas e de outras escalas destinadas aos colecionadores, pois seria uma receita marginal.
Talvez se o formato do evento fosse outro, como por exemplo, exposição em um Shopping teria atraído bem mais pessoas e divulgado a marca. Nessa "Convenção" foi lançada a série Designers Challenge que está disponível nas lojas a R$ 14,99. Como não está atrelada a filme ou evento paralelo e pelo preço, dificilmente será sucesso. Resumindo, pela amostra dessa "Convenção" eu não acredito que a Mattel traga miniaturas mais elaboradas e de outras escalas destinadas aos colecionadores, pois seria uma receita marginal.
Um comentário:
Prezado,
Estive na convenção e acredito que a maior falha da Mattel foi colocar uma agência de publicidade que não entende o ponto de vista do colecionador e não procurou entender esse ponto de vista conversando antes com os colecionadores.
A organização foi ruim e isso ofuscou o brilho que o evento poderia ter, mas é preciso reconhecer que já representa um passo importante para a Mattel melhorar o relacionamento com o Brasil.
abs
Postar um comentário