segunda-feira, 26 de novembro de 2007

1/43 - Ferrari, novos Conceitos do Mito - Redline


É pouco provável que se tornem realidade. Criados e premiados em concursos esses modelos representam o “estado da arte” em design. Pode-se notar que alguns deles foram inspirados nos desenhos de alguns carros de competição antigos e atuais da Ferrari.

A Redline anunciou que irá produzir em resina, na escala 1/43 alguns desses conceitos e inclusive já é possível encontrar em pré-venda em alguns sites. Apenas como referência, o valor médio de cada modelo é cerca de US$ 100,00, fora o frete e impostos. Bem que a Shell poderia oferecer essas miniaturas no lugar dos brinquedinhos de plástico.

Mais sobre a história de alguns desses conceitos, veja os sites:

domingo, 25 de novembro de 2007

1/18 - Porsche RS Spyder Test Car - Autoart



A primeira vez que vi a foto desse carro foi na capa de uma revista. Achei simplesmente o carro espetacular. Descobri que existe uma miniatura da Autoart desse Porsche e agora já esta comigo, fazendo parte da coleção de Test Cars. Esse é uma edição DV e já vi em alguns sites a pré-venda com foto desse modelo. Normalmente a Autoart não costuma repetir um mesmo carro na versão limitada DV em modelos de seu catalogo. Talvez possa ocorrer uma exceção. Fora a Autoart, a Norev lançou esse carro na versão corrida ALMS (amarelo DHL), escala 1/18. Esse modelo da Norev podia ser encontrado em algumas lojas de São Paulo, mas não tem detalhes de motor como o da Autoart. Seguem fotos da miniatura.

terça-feira, 20 de novembro de 2007

1/18 - Dodge Charger General Lee - ERTL - Não estrague a sua Miniatura!!!


Essa história eu ouvi em uma loja que vende miniaturas em SP. Um cliente comprou a miniatura do Dodge Charger 1/18 do seriado General Lee fabricado pela ERTL. Depois de um mês esse cliente passou na loja para e comentou com o vendedor que o General Lee que ele havia levado estava com um probleminha nas portas. "Ele disse, com uma cara de satisfação, que resolveu isso rapidinho com uma pequena forçadinha”. O vendedor ficou envergonhado e não disse que o cliente estragou a miniatura, pois as portas não abrem para ficar semelhante ao carro do seriado que são soldadas e os atores entram pela janela.
Em parte o erro é da ERTL por deixar de avisar que as portas não abrem, já que qualquer um pode comprar essa miniatura, mesmo sem ter assistido ao seriado e sem saber um pouco do carro. Um colecionador um pouco mais atento verificará a ausência de lacres nas portas e que indicam que elas não abrem. Os fabricantes de miniaturas colocam lacres ou adesivos para evitar que partes móveis abram durante o transporte. Essa miniatura só tem lacre no capô que abre.

domingo, 18 de novembro de 2007

1/18 - Dodge Challenger 1970 Vanishing Point - H61

Existem poucas miniaturas de carros de filmes e seriados que possuem um acabamento e detalhamento superior aos demais. Posso citar o Mustang de “Bullitt” e o Porsche 917 de “As 24 horas de Le Mans”, ambos da Autoart.
Esse Dodge é mais um integrante desse seleto grupo. A H61 lançou essa miniatura do 1970 Dodge Challenger R/T com motor V8 de 440 polegadas cúbicas (7,2 litros) branco. Poderia ser apenas um Dodge dessa marca, porém a placa do Colorado OA-5599 e a cor branca faz dessa miniatura a réplica do carro dirigido por Kowalski no filme Vanishing Point (Corrida Contra o Destino), apesar de não ser um produto licenciado. Essa miniatura não chegou no Brasil ainda e provavelmente não deve aparecer por aqui. Pode ser encontrado no e-bay, porém é muito disputado.

As miniaturas licenciadas do Challenger do filme Vanishing Point são, 1/18 da ERTL, 1/24 da Revell (kit para montar) e 1/64 da Johnny Lightning.


1/18 - Porsche GT1 Marlboro - UT Models

Finalmente consegui o Porsche GT1 com as cores da Marlboro da UT Models. É um modelo belíssimo, principalmente pela combinação simples e marcante da cores. Curiosamente não apresenta o nome da fábrica de tabaco devido às restrições desse tipo de patrocínio na Europa. É a miniatura fabricada pela extinta UT Models do carro que correu o campeonato de FIA GT de 97, equipe JB Racing. Demorei bastante para conseguir, já que é bem difícil encontrar e muito disputado. Coloco a foto da miniatura e de um outro carro com as mesmas cores que escaneei de um postal.

sábado, 17 de novembro de 2007

1/18 e 1/43 - Miniaturas Volvo - Motorart

Para quem gosta dos carros, caminhões e das grandes máquinas da Volvo, segue um site que eu desconhecia. Motoart é uma marca própria da Volvo, porém é bem provável que fabricação das miniaturas seja terceirizada em regime de OEM. Ainda não tenho como comentar a qualidade das miniaturas, mas tudo indica que são bem acabadas. No site tem várias escalas desde 1/18ao 1/87.
www.motorartmodels.com